quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Essas tais maravilhas do mundo moderno

Desde o começo desse semestre eu estou fazendo um curso de ecotoxicologia e ontem fiz um curso sobre contaminantes em alimentos e cheguei a conclusão que está ficando cada vez mais complicado de comer e viver... Quer saber de onde eu tirei tais ideias?

Pois bem, mesmo que você monte um belo prato com seu bifinho grelhado e uma porção de salada você corre o risco de estar engolindo agrotóxicos, disruptores endócrinos, bactérias, fungos, micotoxinas, antibióticos, metais pesados. Vai apelar pra alimentos orgânicos? Sinto muito lhe dizer, mas alguns disruptores e as micotoxinas estão presentes por natureza na comida, isso sem contar as reações que seu próprio corpo faz ao ingerir, por exemplo, a combinação de espinafre com o seu bife, que também tem resultados nocivos. 

Nesse momento você para e pensa "vou viver de produtos industrializados", mas ali você dá de cara com alergênicos, conservantes, corantes, aromatizantes, isso sem contar as coisas que permanecem no alimento mesmo depois de industrializados... Sabe aquele seu chocolate feito com cacau africano? Pois bem, ele podia estar carregadinho de chumbo.

E o que dizer daquela deliciosa comida japonesa? Esqueça, se você não engolir os antibióticos dados para o peixe no momento da produção certamente pode acabar engolindo uma série de bactérias super resistentes...

Ok, que tal então passar a viver apenas de água? Nada disso, ali você encontra agrotóxicos, antibióticos, hormônios, entre outras coisas que mesmo com o tratamento da água acabam ficando por ali... Ah, e só uma informação aproveitando que eu citei os hormônios... Sinto muito lhe dizer, mas se você está comprando frango da Sadia só porque ela diz que não usa hormônios na criação você caiu em uma propaganda enganosa, hormônios nunca foram usados na criação de galinhas.

Restou o que pra sobreviver? Talvez a fotossíntese? Esqueça... Temos solo e água contaminados com tudo o que citei acima... Se você passar a viver feito planta vai acabar absorvendo tudo isso, sem contar que do jeito que anda camada de ozônio você ainda vai acabar ganhando um câncer de pele.

Se está cada vez mais complicado encontrar algo saudável, até quando poderemos sobreviver nesse maravilhoso mundo moderno?


Nenhum comentário:

Postar um comentário