sexta-feira, 15 de maio de 2015

Trechos #22

- Eu não queria envolvê-lo em dificuldades - murmurou Bonasera.

Don Corleone levantou a mão.

- Não. Não fale. Você achava a América o paraíso. Você tinha um bom negócio, tinha uma vida boa, pensava que mundo era um lugar inocente onde você poderia obter o prazer que desejasse. Você nunca se cercou de amigos verdadeiros. Afinal de contas, a polícia o guardava, havia tribunais de justiça, você e os seus não podiam sofrer mal algum. Você não precisava de Don Corleone. Muito bem. Meus sentimentos foram feridos, mas não sou desse tipo de pessoa que força sua amizade àqueles que não dão valor e ela- àqueles que não me levam muito em conta.

Don Corleone fez uma pausa e lançou ao agente funerário um riso irônico e cortês.

- Agora, você vem a mim e diz: "Don Corleone, faça justiça." E você não pede com respeito. Não me oferece sua amizade. Você vem a minha casa no dia do casamento da minha filha e me pede para matar, dizendo - aqui a voz de Don Corleone fez uma imitação desdenhosa - "pagarei o que o senhor pedir." Não, não estou ofendido, mas o que fiz para você me tratar de modo tão desrespeitoso?
O Poderoso Chefão - Mario Puzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário